Perguntas frequentes sobre a Certificação CDPO Brasil

Tire suas dúvidas sobre a Certificação Encarregado de Proteção de Dados da IAPP (CDPO Brasil). Veja abaixo as respostas para a perguntas mais frequentes. Se sua dúvida não estiver respondida aqui, entre em contato conosco (as respostas poderão ser em inglês).

Quais são os requisitos para se obter a certificação CDPO/BR?

São dois os principais requisitos para a certificação CDPO Brasil:

  1. Obter a certificação CIPM da IAPP e mantê-la válida.
  2. Passar no exame LGPD.

Ao adquirir o pacote CDPO/BR, você recebe o treinamento e os exames LGPD e CIPM, em português brasileiro.

O que está incluso no pacote de certificação e treinamento CDPO Brasil, e qual é o preço?

O pacote CDPO Brasil é oferecido por nossos parceiros oficiais de treinamento no Brasil. O pacote foi feito para ajudar nos seus estudos e está disponível em português brasileiro. Estão inclusos:

  • Treinamento para o CIPM.
  • Livro didático e perguntas preparatórias do CIPM.
  • Exame CIPM.
  • Treinamento em LGPD.
  • Exame LGPD.
  • Um ano de associação à IAPP.

O preço do pacote pode variar, conforma a instituição de treinamento parceira escolhida. Confira as datas dos próximos treinamentos e os preços na loja online da IAPP.

Como manter a certificação CDPO/BR depois de ter passado nos exames CIPM e LGPD?

Mantenha a certificação CIPM ativa e válida, apresentando os créditos de Educação continuada em privacidade (CPE). Com isso, sua certificação CDPO/BR será preservada. Recomendamos ler nossa Política de CPE para saber detalhes.

Se eu passar apenas no exame da LGPD, o que recebo?

A aprovação somente no exame da LGPD não dá direito a nenhuma certificação. Para obter a certificação CDPO/BR, é preciso passar nos dois exames: CIPM e LGPD.

Se eu passar apenas no exame CIPM, o que recebo?

Sendo aprovado no exame CIPM, você recebe a certificação Certified Information Privacy Manager (CIPM), juntando-se a mais de 25 mil profissionais certificados pela IAPP no mundo todo.

Preciso prestar os exames LGPD e CIPM em alguma ordem específica?

Não. Você pode fazer os exames na ordem que preferir. Contudo, o exame da LGPD só poderá ser agendado a partir de setembro. Você pode escolher se prefere prestar os exames em algum de nossos 6 mil centros de teste ou no conforto da sua casa ou escritório, com supervisão remota. O exame com supervisão remota exige um nível básico de inglês, para a comunicação com os supervisores que falam de inglês.

Depois de comprar o pacote, qual o prazo para fazer os exames?

Você tem um ano, a partir da data de compra, para realizar seus exames, seja qual for a modalidade escolhida. Se não fizer os exames dentro de um ano, você perderá as taxas pagas.

Quando posso agendar meu exame?

O exame da LGPD poderá ser agendado a partir de setembro de 2021. Os c lientes que adquirirem exames antes de setembro devem aguardar um aviso por e-mail da IAPP, informando que o agendamento está aberto.

Por que aparece um exame antes de setembro em minha, conta se não posso fazê-lo?

Aparecerá um modelo de exame, chamado "Exame LGPD da IAPP: agendamento a partir de setembro”, em sua conta da IAPP. É só para confirmar que você adquiriu o exame. Quando o agendamento estiver disponível, você receberá um e-mail de aviso, e o modelo de exame será substituído pelo verdadeiro. Você poderá clicar nesse exame e agendar a data de teste.

P: Como faço para agendar meu exame?

Siga estas instruções:

  1. Acesse a página My Purchases (Minhas Compras), no Portal MyIAPP.
  2. Clique no botão verde SCHEDULE (agendar), ao lado do seu exame. Você será encaminhado para a Pearson VUE.
  3. Selecione o exame que deseja agendar na lista de Exames pré-aprovados.
  4. Selecione a modalidade do exame de sua preferência, a data e o horário. Selecione “em um centro de testes local” para fazer o exame presencialmente, num centro da Pearson VUE, ou “em casa ou no escritório”, para fazer o exame em ambiente virtual.

Você tem um ano, a partir da data da compra, para realizar seu exame, seja qual for a modalidade escolhida. Cancelamentos ou reagendamentos devem ser feitos com pelo menos 48 horas de antecedência. Feito o agendamento, você receberá um e-mail de confirmação da Pearson VUE com todos os detalhes. Também recomendamos que você leia o Manual do Candidato à Certificação para saber mais sobre o teste e a certificação da IAPP.

Qual é a duração de cada exame?

O CIPM é um exame de duas horas e meia, com 90 questões de múltipla escolha. O LGPD é um exame de duas horas, com 60 questões de múltipla escolha.